22/04/2016

SALADAS DE POTE - muito mais que uma simples salada.

Queridos Amigos


Acho que vem mesmo aí o bom tempo e como vamos querer comidinhas mais leves, frescas e muito saborosas, vou ensinar-vos a fazer SALADAS DE POTE.
São maravilhosas e dá para fazer para toda a semana. Podem ser guardadas no frigorífico durante vários dias.
Não é espectacular?
Apenas temos de respeitar algumas regras de acondicionamento e resultará na perfeição.

Fiz a minha primeira experiência há dias e ficaram tão boas e duraram tanto tempo, quase uma semana, que estou fã deste tipo de saladas.

Vejam as minhas primeiras saladas de pote e depois vou ensinar-vos a fazerem as vossas :-)














Serão necessário frascos de vidro que podemos reciclar quando estão vazios. Tenho o hábito de guardar os frascos de vidro e assim reutilizá-los nestas e noutras coisas, como por exemplo guardar sementes, leguminosas, arroz, quinoa, tâmaras, pois compro tudo a granel, evitando assim o desperdício da embalagem e guardo nos frasquinhos reciclados.

Vamos a isso:
Algumas dicas importantes antes de fazerem as vossas experiências.

  • Tentar ao máximo utilizar sempre alimentos de origem biológica, principalmente as verduras e as frutas. Hoje em dia os agrotóxicos são cada vez mais intensos, direccionados e prejudiciais à nossa saúde.
  • Utilizar sempre leguminosas cozinhadas em casa ou se forem de compra, sempre adquiridas em frasco de vidro. Tem 2 vantagens. a primeira é que poderemos reutilizar o frasco, a segunda e muito importante é que as leguminosas de lata são cozinhadas dentro das latas (sei-o de fonte segura) que têm BPA no seu interior, o qual é libertado pela acção do calor. Fácil imaginar o "prejuízo" para a nossa saúde....
  • Lavar muito bem todas as verduras e frutas, é essencial e também é importante secá-las muito bem antes de as introduzir no pote.

Primeiro Passo

Escolher os frascos (vou chamá-los de potes) que devem ter uma boca larga para assim ser mais fácil a introdução dos alimentos e também ser mais fácil para introduzir o garfo quando se come a nossa salada de pote. Devem estar bem lavados e bem secos.

Segundo Passo

Escolher os alimentos que vamos colocar nas nossas saladas. Podemos variar para não enjoar e assim termos as nossas saladas bem diferentes para toda a semana.

Terceiro Passo  

A montagem da nossa salada de pote. 
Há regras a seguir para que as nossas saladas de pote se conservem na perfeição. São regras fáceis mas essenciais.

Há que introduzir os alimentos por camadas.

Primeira camada

O tempero: Eu costumo fazer um molho que fica delicioso e que dá um toque muito especial às minhas saladas. Os meus alunos adoram, também.
Azeite, sumo de limão (ou vinagre de cidra) 1 c. sopa de levedura de cerveja, sal, pimenta preta e curcuma. As quantidades são sempre proporcionais ao que vamos necessitar.

Segunda camada

Leguminosas , legumes cozinhados e crus que são mais rijos e não "cozem" em contacto com o molho. Podem utilizar tofu, massa e algo mais que vos apeteça. A salada de pote pode ser uma refeição de pote completa :-)

Terceira camada

As folhas mais finas e tenras, os germinados, a fruta.

Quarta camada

As sementes e as bagas. Aqui podemos brincar muito pois há uma imensidão de alternativas que podemos colocar. De cânhamo, de chia, de goji, de linhaça, de girassol, de abóbora, avelã, nozes, amêndoa, etc...


Quando a nossa salada de pote está pronta, fechar muito bem o frasco e guardar no frio até ao dia do seu consumo.
Na altura de saborear a sua salada, será só virar o frasco ao contrário para o molho atingir todas as camadas e despejar num prato ou comer mesmo do pote :-)

Fácil, não é?? pois é...e tão proporcional ao bom que é e que sabe.

Procurem na net, há muita informação, muitas dicas, muitas receitas, embora a nossa imaginação e criatividade sejam sempre os melhores ingredientes, por excelência.

Bom apetite e bons potinhos saudáveis .

Abracinho à volta do pote.



Nunca respondam a este email quando recebem uma newsletter. Para me contactar é sempre pelo email cursovegetariano@gmail.com
Várias pessoas têm ficado sem resposta, porque o que recebe na sua caixa de correio é uma newsletter e é gerida pela blogsopt.

Sem comentários :