21/07/2016

Sai uma sopa fresquinha que o calor aperta

Queridos Amigos

Dizem que vem mais calor para o fim de semana, então, nada sabe melhor que uma boa sopa bem fria, geladinha mesmo.
Adoro esta sopa de meloa, mas podem fazer também com melão que fica deliciosa.
Podem fazer na Bimby, numa liquidificadora, com a varinha mágica, mas façam pois vão adorar esta contraste.

SOPA FRIA DE MELOA  (Receita do Livro 1 de Um Curso em Receitas)  

                          


Ingredientes:  
(para 4 pessoas) - aconselho a fazer o dobro, pois vão querer repetir


Meloa madura sem casca e sem pevides - 1
4 Folhas de hortelã
Pinhão - 2 c. sopa
Sal, curcúma e pimenta preta q.b.
Fio de azeite
Agua mineral gelada ou água e cubos de gelo – 2 copos

Modo de preparação:  

Triturar tudo no liquidificador,  Deitar numa taça e enfeitar  a gosto.
Servir frio.

* Opções: podem enfeitar com bocadinhos de tomate seco, com cebolinho, rúcula, germinados, flores comestíveis, amêndoa granulada, etc....

Vou de férias muito em breve, voltarei aqui com alguns miminhos ainda antes de "abalar"

Abracinhos do coração
I.F.

13/07/2016

COGUMELOS * um amor à minha mesa

Ando nas nuvens da delícia com os Kg de Cogumelos Pleurutos, que tenho encomendado ao querido amigo da My Little Mush, pois são imensas as variantes que faço com eles.


Podem contactar o Cristiano e fazerem a vossa encomenda. São a 7€ o Kg e valem cada grama pois consomem-se todos. Cultivados com amor e sem qualquer pesticida, só poderia sair daqui algo muito BOM.

Como é sabido os cogumelos são óptimos para a nossa saúde, por isso vamos investir no seu consumo.
Apenas uma advertência: devem ser consumidos, SEMPRE, cozinhados.

São tão tenrinhos que apetece comer a toda a hora.

Deixo-vos algumas receitas que tenho feiro.  

PLEUROTOS COM TRIGO SARRACENO E "AZEITONAS" DE GRÃO



Estufei os cogumelos com bastante tomate e cebola. temperei com sal, curcuma e pimenta preta, adicionei uma malagueta e a gordura utilizada é sempre o azeite bio de 1ª pressão a frio. 

Tinha cozido trigo sarraceno, naturalmente sem glúten e com um valor nutritivo incalculável e misturei ao estufado de cogumelos.  Tinha uma espécie de "azeitonas" de grão que é nada mais nada menos que grão cozido e temperado como se fosse azeitonas, assim dá para ir petiscando durante as refeições. 
Tempero esse feito com muito alho, sal, curcuma e pimenta, folha de louro e um limão partido aos pedaços. Um bocadinho de azeite e frigorífico com as azeitonas de grão.


Tinha essas "azeitonas"  retirei um bocado, como o molho, e juntei a umas beldroegas divinais que tenho comprado pois também estamos na época delas (fonte da natureza riquíssima em Omega 3) 

Acompanhou com um tremocinhos também temperados na mesma moda e um must sumo detox de pepino (1/2), salsa (1/2 molho) e aipo com rama e folha (1 talo generoso), tudo batido (não centrifugado) com um copo grande de kombucha. Podem substituir a kombucha por sumo de maçã (sem açúcar adicionado) ou água fresquinha.  Todos os ingredientes das minhas receitas são orgânicos, não contendo qualquer tipo de pesticida e assim naturalmente ricos em micronutrientes.  



PLEUROTUS À BULHÃO PATO 

Ingredientes: 

Cogumelos pleurotos  Alho – 1 cabeça 
Coentros – 1 molho 
Azeite, sal, pimenta e curcuma, q.b. 
Sumo de limão 

Modo de Preparação: 

Cortar os pleurotus aos bocadinhos e os caules, se forem tenrinhos, cortá-los às rodelas (estes foram 100% utilizados) 
Cortar os dentes de alho às rodelas finas ( a quantidade é a gosto…eu ADORO, alho e coloco sempre muito) 
Numa frigideira colocar o alho, um pouco de coentros picados e azeite. Temperar com o sal, curcuma e pimenta preta, e deixar levantar fervura para o alho e os coentros largarem o seu sabor e aroma. Adicionar os cogumelos e deixar estufar durante uns 5 a 8 minutos, até estarem tenrinhos. 
Quando estiver pronto, juntar os restantes coentros picados e o sumo de limão a gosto. 
Serve com pão que fica uma maravilha molhado no molho. 
Aqui utilizei tostas sem glúten Pain des Fleurs, que adoro também.



SALADA DE BELDROEGAS E FIGOS (com uns pleurotus à mistura)





Ingredientes:  

Beldroegas Figos Germinados de feijão mungo (os tradicionais rebentos de soja, estes feitos em casa)  
Molho:  
Azeite, vinagre de sidra, sal, curcuma, pimenta preta e 1 c. sobremesa de levedura de cerveja.  

Acompanhei com um salteado de pleurotus, salteados em azeite, tamari (molho de soja bio e sem glúten) e muito alho  TOP!!

02/07/2016

LEITES, QUEIJOS E MANTEIGAS - 9 JULHO - LISBOA

Queridos Amigos

Para quem fez a INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO, aqui tem o complemento para que tudo possa fluir na perfeição. Termos alternativas para a carne e peixe é excelente. Então, quando quero ter também uma alternativa para os lacticínios? Como faço?

Vou falar da "famosa" transglutaminase, uma substância que serve para compactar, cada vez mais presente nos queijos, vou explicar-vos todo o processo do leite, desde que sai da vaca até chegar à prateleira do supermercado e vou falar das evidências que provam que os lacticínios e seus derivados em nada contribuem para a nossa saúde e que são apenas sustentados por uma indústria poderosa, sem qualquer tipo de ética, onde o único objectivo é lucro.

Muitas pessoas, incluindo cada vez mais crianças, se queixam de patologias directamente relacionadas com o consumo de produtos lácteos, nomeadamente todo o tipo de alergias e sintomas respiratórios, entre outras, sem saberem que o consumo de lacticínios é o principal responsável.

As populações são aconselhadas a consumir leite também para a prevenção da osteoporose, mas não sabem que a sua pasteurização destrói a fosfatase, uma enzima essencial à absorção do cálcio. 
De fácil conclusão é que nos países ocidentais, onde se consomem muitos lacticínios há uma grande incidência de osteoporose, enquanto que nos países asiáticos, onde praticamente não se consome leite, quase não existe osteoporose.  

Aprender a fazer os seus leites vegetais, estes sim, muito ricos em cálcio, manteigas vegetais, isentas de gordura saturada que encontramos na manteiga animal (além de antibióticos e hormonas), cremes e queijos deliciosos e muito saudáveis, que vão fazer as suas delícias. 
Até Bruschetas vamos ter, com queijo derretido no forno.

ALTERNATIVAS AOS LACTICÍNIOS 


Data: 9 de Julho - 6 VAGAS
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 14h
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)


As inscrições* e informações de qualquer workshop são feitas para: 
cursovegetariano@gmail.com / 913 325 060


*Vagas Limitadas: a inscrição só é confirmada após sinalização para IBAN a indicar

28/06/2016

VAMOS DE FÉRIAS COM APETITE E CORPINHO SAUDÁVEL - AGENDA WSHOPS JULHO

Queridos Amigos

Quase quase a ir de férias, mas ainda com tempo para fazer mais uns workshops pois os pedidos são muitos.
Este ano vou até ao Hemisfério Sul de onde vou trazer mais umas ideias gastronómicas, Yupiiii
Não vou trabalhar todos os fins de semana porque estarei de partida antes do final do mês, mas vou tentar dar o meu máximo para que todos vós possam levar boas dicas para as vossas férias.


As inscrições* e informações de qualquer workshop são feitas para: 
cursovegetariano@gmail.com / 913 325 060

*Vagas Limitadas: a inscrição só é confirmada após sinalização para IBAN a indicar


Como sabem, necessito sempre de assistente para os meus wshops, pelo que se quiserem vir gratuitamente ajudar, é só enviarem um email. A única condição é já terem feito um wshop de culinária, comigo, no meu espaço



ALTERNATIVAS AOS LACTICÍNIOS - (já tem ajudante)


Data: 9 de Julho - 4 VAGAS
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 14h
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)



Muitas pessoas, incluindo cada vez mais crianças, se queixam de patologias directamente relacionadas com o consumo de produtos lácteos, nomeadamente todo o tipo de alergias e sintomas respiratórios, entre outras, sem saberem que é das principais razões.
As populações são aconselhadas a consumir leite também para a prevenção da osteoporose, mas não sabem que a sua pasteurização destrói a fosfatase, uma enzima essencial à absorção do cálcio. 
De fácil conclusão é que nos países ocidentais, onde se consomem muitos lacticínios há uma grande incidência de osteoporose, enquanto que nos países asiáticos, onde praticamente não se consome leite, quase não existe osteoporose.  

Aprender a fazer os seus leites vegetais, estes sim, muito ricos em cálcio, manteigas vegetais, isentas de gordura saturada que encontramos na manteiga animal (além de antibióticos e hormonas), cremes e queijos deliciosos e muito saudáveis, que vão fazer as suas delícias. 
Até Bruschetas vamos ter, com queijo derretido no forno.

Todos eles ricos em verdadeiro cálcio. 





ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE  - DETOX (já tem ajudante)


Data: 16 de Julho - ESGOTADO
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 13h30
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)





ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE é um tipo de alimentação , como o próprio nome indica, excelente para desintoxicar o nosso organismo. Se estivermos atentos, podemos intervir a tempo de evitar algumas consequências duma intoxicação lenta e gradual.
O nosso corpo fala connosco, seja através de sintomas, de desequilíbrios ou até doenças. 

Detox é essencialmente uma alimentação alcalina, que restabelece o equilíbrio do nosso corpo, intoxicado por alimentos processados industrialmente e maioritariamente ácidos.
Os alimentos ácidos, são os grande responsáveis pelo aparecimento de doenças no nosso organismo, excepto as leguminosas, que sendo ácidas têm um papel muito importante na nossa alimentação. 
Para se manter o equilíbrio é fundamental ter em atenção os alimentos alcalinos, que fornecem os micronutrientes fundamentais ao nosso corpo e que, além de desintoxicarem, previnem e curam muitas das nossas doenças. 

Neste workshop vou ensinar uma série de receitas deliciosas, nutritivas e saciadoras, uma vez que fornecendo ao nosso corpo a quantidade certa de nutrientes, no seu estado natural e sem adição de qualquer tipo de químico ou aditivo, o nosso organismo fica nutrido, saciado e desintoxicado.

É um tipo de alimentação excelente e que tem como resultado principal a eliminação de toxinas do nosso corpo, proporcionando assim uma agradável perda de peso, de forma saudável.


Spirulina, Clorela, Erva Trigo, Acaí, Moringa, Cacau, Goji, Chia, Maca e Quinoa, serão os superalimentos utilizados neste workshop, em bebidas (sumos, smoothies, shots), snacks e saladas, que vos irão surpreender e que certamente farão as vossas delícias, pois o vosso corpo irá agradecer. Irei utilizar superalimentos, todos de origem biológica

Vou ensinar também a fazerem as vossas Saladas de Pote, ideais para levarem para a praia que tão bem me têm sabido este ano à beira mar :-) 







SOBREMESAS E PÃO SEM GLÚTEN (já tem ajudante) - ESGOTADO


Data: 17 Julho
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 14h
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)



A grande novidade que fez as delícias de todos os participantes que esgotaram completamente a 1ª edição deste tema.

Com as manifestações ao glúten, em pessoas não celíacas, cada vez mais frequentes e com a quantidade de açúcares processados que se encontram na maioria dos doces e sobremesas que estão a resultar num aumento significativo da obesidade infantil, é de toda a importância um workshop com este tema.
Aprender a fazer pães caseiros (servidos com umas manteiguinhas, vegetais e caseirinhas, top), bolachas e sobremesas saudáveis será um prazer para todos.

Nunca confundam doce com açúcar :-) Açúcar branco não vem de Deus , o doce sim :-)

Deixo-vos com algumas fotos maravilhosas






INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO


Datas: 
23 de Julho  (já tem ajudante)  - ESGOTADO
24 de Julho (já tem ajudante) - ESGOTADO

Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 14.30h
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica - almoço incluído)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)







O TOFU, SEITAN, TEMPEH e QUINOA, são algumas das alternativas mais  utilizadas pelo regime vegetariano, mas a maioria das pessoas desconhece como os preparar para poder confeccionar deliciosas receitas.
Neste workshop iremos aprender as principais características destes alimentos, as diferentes formas de confecção, para em vossas casas as poderem preparar dando asas à vossa imaginação.  Excluí a soja texturizada dos meus workshops pois é obtida através da refinação dos óleos, o que se aconselha o consumo moderado deste produto. Explicarei tudo sucintamente.

Como é habitual irei explicar os benefícios e características de cada um destes ingredientes e depois iremos confeccionar e saborear deliciosas receitas com cada um. Começamos sempre este wshop com um excelente sumo desintoxicante de fruta e vegetais que todos adoram e é sem dúvida um hábito a adquirir pela maravilhosa sensação de bem estar, vitalidade e satisfação que proporciona, além de um excelente e natural eliminador de gordurinhas.

Para terminar faremos uma deliciosa sobremesa, ideal para crianças e diabéticos, isenta de açucares e muito docinha.



Este WS passou a terminar às 14.30 :-) a informação a passar é cada vez mais e há sempre muita partilha. Fico feliz :-) A parte teórica inicial onde explico a relação directa de uma má alimentação com determinadas doenças e ensino a fazer as escolhas saudáveis e onde encontrar as melhores alternativas.

Até já e desejo um resto de excelente semana a todos.
aquele abracinho grandioso no coração de cada um de vós


21/06/2016

MAIS UMA EDIÇÃO TALHO VEGETARIANO * 2 VAGAS



Queridos Amigos


Dia 26 vou realizar mais um Workshop exclusivo TALHO VEGETARIANO, para vos apresentar muitos dos seus produtos que adoro e sou habitual consumidora.  Será o último antes das férias.

Esses workshops são em Algés no Showroom do Talho Vegetariano onde têm TODOS os produtos por eles comercializados e que podem ser adquiridos no final do workshop a um preço reduzido. O T.V. comercializa, além da própria marca, mais duas gamas:

Fry’s Family Vegan Food © oferece a última geração de substitutos da carne totalmente Vegans, com uma textura suculenta e saborosa, como os produtos originais.
O Chocolate Il Modicano © é elaborado a partir de uma antiga receita asteca, aperfeiçoada em Modica (Itália). Através da confecção a cru, os chocolates são feitos misturando os ingredientes puros de alta qualidade, a baixa temperatura (máx. 40ºC), preservando assim os valores nutricionais  dos ingredientes.

Neste WS serão apresentados alguns (muitos) produtos destas 3 marcas (não podem ser todos senão ficaríamos dois dias ali :-)) mas serão aqueles mais versáteis e práticos para o vosso dia a dia. No final deste workshop, quem quiser, poderá assistir a uma demonstração gratuita da slow juicer Greenis, a maravilhosa máquina de sumos que eu utilizo nos meus workshops e que também faz leites, manteigas, smoothies e gelados.


TALHO VEGETARIANO

Data: 26 Junho 
Local: Algés -  Showroom do Talho Vegetariano -  Rua Quinta de Santa Marta, 4 G/H
Horário: 12h - 16h
Donativo: 30€ Inclui: parte teórica, manual com receitas, almoço e muitas degustações incluídas)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)






Desejo a todos uma excelente semana e fiquem com aquele imenso abraço no coração de cada um de vós.

I.F.


Algumas fotos de wshops anteriores: