03/06/2016

GERMINADOS um must para a sua saúde - deliciosas receitas

Queridos todos,

Estas últimas semanas tenho consumido imensos germinados e fiquei com uma grande vontade de partilhar convosco algumas receitas e como podem germinar também em vossas casas, para assim usufruírem de um dos mais ricos alimentos da natureza, uma vez que são riquíssimos em micronutrientes e são uma mão cheia de benefícios para a nossa saúde.

Podemos germinar em nossas casas de forma muito simples e fácil, sem ter necessariamente um germinador. 
Colocar as sementes de molho em bastante água, durante a noite. De manhã escorrer por um passador de rede muito fina, enxaguar em água corrente e guardar em local abrigado da luz solar (eu costumo colocar dentro do armário da cozinha). 
As sementes ficam no passador, sem água. À noite, repetir o mesmo processo: passar por água corrente e voltar a pôr o passador dentro do armário. 
Em poucos dias, 2 ou 3 para sementes pequenas, 3 ou 4 para as leguminosas (aconselho só a germinar grão de bico e feijão mungo), a semente começa a germinar. 
Nessa altura poderá guardar no frigorífico durante 3 ou 4 dias enquanto as vai consumindo. Os germinados podem ser utilizados em saladas, em sanduíches, em patés, em sumos ao natural, onde até a sua imaginação o levar, desde que não sejam cozinhadas, para evitar perder a sua riqueza nutricional. 
Convém adquirir sempre sementes de origem biológica para evitar que os químicos existentes nas outras produções potenciem o seu efeito, uma vez que a semente na sua fase de crescimento tem todos os seus nutrientes aumentados cerca de 600 vezes, em comparação com a  fase adulta da planta.


TOSTAS DE TRIGO SARRACENO COM MANTEIGA VEGETAL DE AZEITE, PAPAIA E GERMINADOS 



Ingredientes:

  • Tostas -  utilizo sem glúten de trigo sarraceno da Pain des Fleurs 
  • Manteiga de Azeite - faço a minha própria manteiga com azeite bio 1ª extracção a frio ao qual adiciono levedura sem glúten da Ayur, tamari (molho soja sem glúten), pimenta preta, curcuma, ervas a gosto (esta levou tomilho limão) e gotas de limão. Congelo e depois deixo descongelar dentro do frigorífico. Fica cremosa e com uma consistência deliciosa, além do sabor top.  
  • Papaia em fatias  
  • Germinados de brócolo 

SALADA DE FAVAS COM MIRTILOS E GERMINADOS


Ingredientes

Favas 
Espinafres 
Biovivos de ervilha 
Germinados de Brócolo 
Amoras Brancas (Iswari) 
Mirtilos 
Alho  

Tempero:

Azeite, vinagre de cidra, sal, curcuma e pimenta preta q.b. e muito coentro picadinho  

Modo de Preparação:

Cozer as favas. Quando estiverem prontas, retirar do lume, escorrer, deixar arrefecer e adicionar alguns dentes de alho picados e temperar com os ingredientes em cima mencionados (tempero). Deixar ficar assim algumas horas, mas tb pode ir degustando, picando umas favinhas que assim são uma delícia.  

Para a Salada:  Adicionar os restantes ingredientes, em quantidades a gosto; envolver e saborear.  

O contraste das amoras brancas (doces), com os mirtilos (doce e ácido) com o tempero, é realmente um sabor muito original e dos deuses.  



SALADA DE MASSA COM GERMINADOS


Ingredientes:

Massa sem glúten (utilizei de arroz integral)
Tomate seco - 5 (demolhados por meia hora, para hidratarem)
Caju cru  triturado grosseiramente - 2 c. sopa
Alho - 3 dentes
Levedura de cerveja ou levedura nutricional (sem, glúten)
Sal, azeite, curcuma e pimenta preta q.b.
Germinados de brócolo

Modo de Preparação:

Cozer a massa até ficar al dente. Escorrer a água, e deitar uma colher de chá de azeite e envolver para que não pegue. Reservar

Numa frigideira, com um fio de azeite e um pouco de curcúma e pimenta preta, saltear o tomate seco em pedacinhos pequenos, com o alho e o caju. logo que esteja com aspecto apetitoso, adicionar a levedura, deitar a massa e envolver tudo.
já no prato onde vai saborear, salpicar com germinados a seu gosto.

Aqui em casa utilizo muito germinados de brócolo e biovivos de ervilha, pelas suas fantásticas propriedades e pelo sabor que adoro.

SALADA DE QUINOA COM GERMINADOS



Sempre que tenho quinoa cozida é das saladas que mais aprecio. Fácil de fazer e é um prato riquíssimo em proteína completa :-))

À quinoa, adiciono sementes a gosto e os germinados que tenho à mão.
Posso temperar com azeite, vinagre de cidra, levedura e um pouco de sal dos himalaias.
Delicioso é pouco!


NA SOPA


Degustem muito :-) A vossa saúde agradece


*Aconselho a que os ingredientes destas receitas sejam de origem biológica para assim ser em verdadeiramente rica em micronutrientes e isentas de pesticidas tóxicos que retirariam toda a beleza destes prato.

Sem comentários :