07/03/2016

Adoçar de forma saudável e com baixo índice glicémico. WOW

Queridos Todos

Uma querida aluna deu-e uma receita que terei de partilhar convosco pelo bem que faz e pelo bom que é. Experimentei e deu um resultadão. Tão grande que aqui já somos fãs desta forma saudável de adoçar a nossa vida.
Para quem usa as geleias de arroz/milho/agave/etc... nunca esqueça que, apesar de não estarem dentro dos açúcares processados (algumas), não deixam de ter um índice glicémico bastante alto.
Como todos sabem, nos meus workshops falo imenso das tâmaras, que aconselho serem o adoçante ideal, pelo seu índice glicémico baixo, que se deve à grande quantidade de fibra existente nelas.
Também alerto para o facto das tâmaras naturais serem baças, feias (embora tenha descoberto umas lindonas e sem glicose) e até parecerem ter uma camada de pó.  É necessário imenso cuidado para não se comprar tâmaras brilhantes e lindas, com glicose adicionada, uma das maravilhosas estratégias da indústria alimentar para as embelezar aos olhos dos consumidores. 
Ao cobrirem as tâmaras com essa camada de glicose, esquecem-se que um adoçante que tem um índice glicémico baixo, vai passar a ter um índice glicémico altíssimo....obviamente muito prejudicial à nossa saúde.
Aprender a olhar para os rótulos é fundamental, mas acima de tudo os nossos olhos não nos mentem.




Melaço de Tâmaras

Ingredientes:

Tâmaras  - 1 embalagem
água q.b. para cobrir as tâmaras

Modo de preparação:

Retirar o caroço às tâmaras e colocar numa tigela cobertas com água por uma hora. deitar este preparado numa liquidificadora, bimby ou 123 e violá...temos o nosso adoçante maravilha.
Depois é só guardar no frigorífico e adoçar os nossos flocos, iogurtes, pequenos almoços, leites, sobremesas com este melaço saudável.

Abracinho do coração

I.F.

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